terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tomografia reduz morte por câncer de pulmão





De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer dos EUA, as tomografias computadorizadas espirais reduzem as mortes por câncer de pulmão em 20%, pois ajudam a detectar os tumores mais cedo, antes que se espalhem.

 O levantamento feito com mais de 53.000 fumantes e ex-fumantes mostrou que as tomografias funcionam melhor que uma radiografia comum do peito na detecção de tumores.
 "Esta é a primeira vez que vemos evidência clara de uma redução significativa da mortalidade por câncer de pulmão com um exame de triagem num estudo aleatório com controles", disse Christine Berg, do Instituto Nacional de Câncer.

A médica Denise Aberle, que encabeçou o estudo, disse que o trabalho dá "prova objetiva" de que o exame pode beneficiar pessoas mais velhas em grupos de alto risco, mas acrescentou que as melhores formas de evitar câncer de pulmão ainda são "nunca começar a fumar, e se for fumante, parar de vez".

O câncer de pulmão é o tipo mais comum no mundo. Segundo a última estimativa foram 1.200.000 casos em 2000, sendo 52% em países desenvolvidos.

No Brasil, o número de casos estimado para 2010 será de 17.800 entre homens e de 9.830 nas mulheres.

Um comentário:

  1. Leio este noticia com reservas. Este estudo precisa ser confirmado com outros estudos e em escala maior. Não tenho dúvida que a sensibilidade da tomografia para o diagnóstico precoce do dancer de pulmão é bastante aceitável, porém a especificidade não. Por se tratar de um exame de alto custo, ainda acredito que tomografia não deve ser indicado para "screening" de cancer de pulmão neste momento.

    ResponderExcluir