terça-feira, 26 de outubro de 2010

Consumo de soja previne a volta do câncer de mama




Mulheres na pós-menopausa são as mais beneficiadas

Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece.

O grão é rico em proteínas, possui isoflavonas, ácidos graxos insaturados- que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas e é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.

Uma dieta rica em isoflavonas pode reduzir o risco de recorrência do câncer de mama entre mulheres que já sofreram da doença, segundo uma pesquisada Universidade de Medicina de Harbin, na China.
Pesquisadores descobriram que pacientes que apresentaram câncer de mama na pós-menopausa, e que consomem até 42,3 miligramas por dia de isoflavonas da soja têm uma considerável diminuição no risco de volta da doença.

Nestas pessoas a taxa de recorrência foi 12,9% menor do que naquelas cujas dietas não continham o grão. Entre as mulheres na pós-menopausa, o efeito foi mais acentuado - a taxa de recorrência foi 18,7% menor em mulheres que comiam mais soja.

E você? Tem colocado a soja regularmente em sua alimentação? Comente!


Acompanhe a matéria do Programa Em Movimento/Gazeta e aprenda algumas receitas à base de Soja!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Aplicativo para Iphone traz notícias sobre câncer de mama



A ONG americana- Breastcancer.org- lançou mês passado, um aplicativo para o Iphone direcionado a pacientes em tratamento do câncer de mama. Acessando a tecnologia, eles poderão receber notícias customizadas com base em seu diagnóstico.

O Guia do Diagnóstico do Câncer de Mama - The Breast Cancer Diagnosis Guide - é gratuito e disponibiliza aos usuários norte-americanos relatórios sobre a patologia.

Além de educar a respeito de novidades, o aplicativo também ajuda a divulgar dados sobre o tratamento, como  pesquisas, informações e artigos específicos a cada diagnóstico.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Problema com plano de saúde é campeão de reclamações no Brasil




Dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) indicam que mais de 45 milhões de brasileiros usam planos de saúde privados tentando fugir do serviço público. O problema é que, em vez de aumentar o conforto, este sistema  provoca mais dores de cabeça nos usuários, o que faz com que muitos voltem a frequentar o Sistema Único de Saúde (SUS).

No país, sete em cada dez usuários de plano de saúde têm ou já tiveram motivos para se queixar e a principal reclamação é o atendimento. O grau de insatisfação dos clientes levou o setor a ocupar, em 2009, pela décima vez consecutiva, o primeiro lugar entre os que mais geraram reclamações ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
Os planos de saúde se defendem e culpam a enxurrada de liminares na Justiça, o alto custo dos exames e o próprio consumidor, que muitas vezes quer receber mais do que tem direito, pelos problemas.

O que você acha? Você já passou por problema similar? Comente!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Outubro Rosa- Câncer de Mama



Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, apenas 10,9% ficam sabendo no início.
As que precisam de tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) esperam até 188 dias, entre diagnóstico e cirurgia, segundo dados divulgados, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa- movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer de mama, em 6 de outubro, no Rio de Janeiro(RJ).
O objetivo do movimento é de conscientizar e transmitir os métodos de luta contra a doença. Todas as mulheres com mais de 40 anos devem fazer consulta anual para garantir o diagnóstico precoce e um tratamento efetivo.
Além de conscientização, palestras e corridas, durante o mês de outubro, Cristo Redentor, o Monumento das Bandeiras, e outros monumentos públicos e edifícios privados estarão iluminados de rosa para marcar a ação.
Hoje, um dos aviões da empresa aérea Azul está rosa, em parceria com a Empresa de Aeronáutica Brasileira (Embraer) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
Abrace esta causa você também!!


Foto: : Lucas Lacaz Ruiz- Portal Terra
                                        

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Câncer: São Paulo lança curso para cuidadores

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo( ICESP), em parceria com a União Internacional Contra o Câncer, lançou curso online gratuito direcionado aos familiares que cuidam de pacientes com câncer em casa.
O programa do curso aborda as principais temáticas relacionadas à doença, desde o desenvolvimento, passando pelo diagnóstico e tratamento, integrando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos.
O curso tem duração de quase oito horas e é dividido em quatro módulos. Ao final de cada etapa, mediante a realização de uma avaliação, o participante recebe um certificado.

O que você acha desta ação? Comente!